No mundo inteiro, as mulheres se destacam cada vez mais no mercado de trabalho, mostrando que o empreendedorismo não é exclusividade masculina.

mulheres-empreendedoras-1

Elas crescem em todos os setores, principalmente no comércio, na prestação de serviços e nos negócios digitais. O público feminino também já ocupa uma parcela considerável dos empregos na indústria.

O aumento das mulheres que empreendem funciona como um índice regulador de equidade entre os dois gêneros, ou seja, na medida em que elas alcançam cargos importantes na área dos negócios, também reivindicam sua contribuição na economia.

mulheres-empreendedoras-2

Segundo a pesquisa do Sebrae, Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, que analisou a presença feminina nos pequenos negócios – aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – entre os anos de 2001 a 2011, as mulheres vêm ganhando mais espaço à frente das empresas brasileiras.

mulheres-empreendedoras-3

Motivos que levam as mulheres a empreenderem
Independência financeira; satisfação pessoal; vontade e determinação em fazer a diferença, trazendo algo novo e diferente para o mercado.

mulheres-empreendedoras-4

Obstáculos
Apesar de a sociedade, em muitos casos, ainda retratar a mulher como um indivíduo passivo, frágil e dependente, vê-se o empenho em mudar esse estereótipo completamente ultrapassado. As mulheres mostram-se cada dia mais que estão à frente das decisões dentro e fora de casa. Existem ainda muito obstáculos a serem vencidos, mas de alguns anos para cá, a ideia de que o papel da mulher é cuidar da casa e dos filhos vem mudando. A divisão das tarefas da casa e da família é a prova disso.

mulheres-empreendedoras-5

Pontos fortes do público feminino empreendedor
– Diversos estudos apontam que as mulheres possuem características que as destacam e dão vantagens em relação aos homens.
– Prestam mais atenção a detalhes
– Investem mais em capacitação (As mulheres largam na frente quando o assunto é ensino superior. Uma pesquisa dos Estados Unidos revelou que 60% dos diplomas das universidades são entregues a elas).
– Dão mais atenção e são mais cuidados com os pedidos dos clientes.

Posts relacionados