Empoderamento feminino é a palavra de ordem atualmente e nós mulheres temos lutado com afinco pelo nosso espaço.

Mulheres como Heloísa de Assis (pode chamar de Zica) que saíram do anonimato e ganharam o mundo já não são mais novidade. E você sabe quem é Heloísa de Assis?

Essa carioca da comunidade do Catrambi no Rio de Janeiro veio de uma família com 12 irmãos de origem humilde. Zica começou a trabalhar aos 9 anos. Foi babá, faxineira e empregada doméstica, mas nunca desistiu de seus sonhos e chegou ao topo. Hoje é exemplo de empreendedorismo e sucesso.

A Zicca é o exemplo máximo de empoderamento feminino no Brasil

A Zica é o nome máximo de empoderamento feminino no Brasil

Como na época não existiam muitos produtos que controlassem os cachos, Zica criou um produto revolucionário para mulheres de cabelos crespos. Fez um curso de cabeleireira para encontrar assim materiais necessários para desenvolver o produto. Os primeiros experimentos foram em seus cabelos e no de seu irmão mais novo em sua própria casa. 10 anos depois, Zica conseguiu chegar à fórmula tão esperada!

Como o relaxante havia funcionado perfeitamente, os pedidos das amigas e das mulheres da comunidade foram crescendo e nesse momento surgiu a ideia de abrir seu próprio salão de beleza. Com a ajuda do marido ela vendeu seu único bem, um carro antigo. Com o dinheiro da venda abriu seu primeiro negócio próprio, e juntamente com seu irmão e uma amiga criaram uma linha de montagem que facilitaria o atendimento.

Alguns problemas de gestão surgiram e então Leila, sua sócia até hoje, entrou no negócio. Os problemas de gestão foram solucionados e  juntas começaram a abrir novas filiais.

A gente não se contém de tanta admiração

A gente não se contém de tanta admiração

Essa história que começou a mais ou menos 20 anos atrás se tornou um sucesso e hoje emprega em torno de 3.000 funcionários e atende mais de 100.000 clientes por mês na rede de salões de cabeleireiros Instituto Beleza Natural, especializado em cabelos crespos e ondulados. Ela figura entre as dez mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, segundo a revista americana “Forbes”.

A Zica e a sua parceira de negócio, Leila Velez, contaram um pouco pra Istoé sobre a ideia e o negócio que montaram juntas.

O empoderamento feminino é representado por histórias como essa, onde mulheres tiveram a chance de escolher seu futuro e foram a luta!

Essa história de sucesso pode ser sua também!

Posts relacionados