Quem disse que mulher não pode erguer muros, misturar cimento, subir em andaimes e construir um futuro melhor? Todo mundo pode e deve lutar pela sua felicidade. Conheça um pouco mais das mulheres que constroem seu próprio futuro.

Há quase 10 anos, a gaúcha Bia Kern decidiu largar o trabalho com organização de eventos, vender a casa e pedir o apoio da família para criar o “Mulher em Construção”, que trabalha pelo empoderamento feminino através da construção civil.

A iniciativa, que começou por meio de um projeto piloto em 2006, busca fortalecer a mulher capacitando-a para o mercado de trabalho e contribuindo com a sua autoestima. Hoje já são mais de 4,5 mil mulheres capacitadas por meio de cursos e oficinas, destas, cerca de 28% estão empregadas na área e 45% tiveram aumento de renda após participar das atividades.

Porém, Bia comenta que o mercado de trabalho não é o único foco do projeto. “Queremos contribuir com o fortalecimento da mulher em todos os níveis. Dentro de casa, resgatando seu respeito e autoestima, já no mercado de trabalho e na sociedade, queremos empoderá-la como cidadã autônoma e com autodeterminação”, descreve Bia.

 bia-mulheres-construcao-civil-futuro-inspiracao

Uma mulher que sempre teve energia e vontade de mudar o mundo. Aos 13 anos, Bia fugia de casa para dar aulas de reforço escolar numa vila carente. Adulta ela mostra às mulheres que elas têm força e talento para vencer destacando seus próprios dons. A vontade de criar um projeto voltado à construção civil veio com os anos de trabalho na área social. “Convivi com muitas mulheres que participavam de diversos projetos sociais, basicamente trabalhos manuais e assistencialistas que não davam muito retorno financeiro. Ao mesmo tempo, percebia que estas auxiliavam os maridos em casa com pequenas reformas e pinturas”, lembra.

O início foi difícil. “A construção civil não era um espaço para mulheres”, comenta a empreendedora social. Percebendo a importância de inserir as mulheres nesta área, mesmo com toda a discriminação, Bia foi sozinha atrás de apoio e conta que, aos poucos, foi conseguindo vencer a resistência e enfatizar as qualidade femininas.

mulheres constroem futuro inspiracao

Essa mesma coragem inspira as mulheres que passam pelo “Mulher em Construção”, entre as histórias de superação, Bia relembra a mudança de vida de Fatima Nunes, uma ceramista de 44 anos, com 10 filhos, que há sete anos chegou ao projeto com uma depressão profunda. Na época, ela sustentava a casa sozinha com o emprego de diarista. “Rapidamente ela aprendeu o ofício e, antes mesmo de terminar o curso, já estava trabalhando na área. Aos poucos ela levou o marido e os filhos para ajudar e, hoje, além de sustentar o lar com seu trabalho, já conseguiu comprar a casa própria”, comemora.

Bia lembra que trabalhou muito para atingir a maturidade e romper as próprias regras. Para quem quer buscar novos horizontes, mas tem como companhia a insegurança, ela deixa um conselho: “Dúvidas existem e sempre nos espreitam. A gente não pode pular etapas, mas é preciso se ver e ouvir, seguir a sua intuição e focar no que realmente se pretende fazer. Persista mesmo que o não seja a palavra de ordem, seja resiliente e siga em frente!”.

Juntas, nós mulheres construímos um futuro melhor!

Posts relacionados