O teste de gravidez deu positivo. O bebê está a caminho. O sonho vai se realizar. A barriga vai crescer. E da saúde, como devemos cuidar?

Que o período de gravidez é difícil nós sabemos. Afina de contas, os hormônios vão se alterar, vamos comer um pouquinho a mais do que estamos acostumadas e o corpo vai reagir de maneira completamente fora do normal à toda essa transformação. O problema é o que nós não sabemos.

Podemos pintar o cabelo? Podemos ficar ao sol? Podemos nos depilar? Podemos tomar café?!

Trouxemos algumas perguntas e suas respostas par lhe ajudar a se livrar de algumas dessas dúvidas. São questões que esquecemos de perguntar aos médicos – mas que devem ser levantadas nas consultas, o médico sempre tem a palavra final! – e que aparecem na nossa rotina durante a gravidez.

Podemos fazer depilação durante o período de gestação?
Sim. A depilação pode ser feita normalmente com cera quente, rollon ou lâmina. O que não é aconselhável é a depilação a laser, pois não há pesquisas o suficiente para sabermos os perigos.

Grávidas podem pintar o cabelo?
Sim, mas somente depois do primeiro trimestre da gravidez (décima segunda semana), as chances de má formação do feto após a semana número 12 diminuem muito. Ainda assim, cuidado: tintas sem amônia e chumbo (tonalizantes) podem ser menos agressivas, mas o ideal é que se utilize henna. Vale lembrar que outros procedimentos no cabelo como escova progressiva, alisamentos e permanentes estão proibidos durante toda a gestação.

Pode tomar café durante a gestação?
Pode, mas em quantidade controlada. O ideal é que não se ultrapasse 3 xícaras por dia. Mas fique atenta: chá preto, refrigerantes e chocolates também contém cafeína e devem entrar na conta diária. Além disso, a cafeína também pode piorar os sintomas de queimação no estômago que é muito comum nas gestantes.

Tente aproveitar sua gravidez com naturalidade e bom humor, sempre seguindo as orientações de saúde

Tente aproveitar sua gravidez com naturalidade e bom humor, sempre seguindo as orientações de saúde

E ter relações sexuais durante a gravidez?
A vida sexual da grávida pode transcorrer normalmente, na maioria das vezes. As atividades sexuais são inclusive saudáveis para aspectos psicológicos durante o período. No entanto, se a gravidez teve alguma complicação ou caso especial, certifique-se com seu médico de que é saudável para o bebê. Além disso, ter relações sexuais frequentes podem causar cólicas.

Durante a gestação, posso fazer uma tatuagem?
A gestante não pode fazer tatuagem em nenhuma hipótese. A cicatrização durante a gravidez não acontece de forma comum e pode causar danos físicos à mulher, além de alterar os resultados desejados pelo tatuador. E há ainda o risco de contaminação caso a agulha não esteja esterilizada da maneira correta.

Pode ficar ao sol?
Os perigos de insolação e desidratação são presentes, então longos períodos de exposição ao sol devem ser evitados. Também é importante evitar o período entre as 10h e 15h, quando o sol está mais incidente, optando por horários nas primeiras horas a manhã ou nos finais de tarde.

Você pode esperar o bebê bem bronzeada, mas claro, sempre cuidando os horários de pico e o tempo de exposição

Você pode esperar o bebê bem bronzeada, mas claro, sempre cuidando os horários de pico e o tempo de exposição

Pode praticar esportes?
Sim, esportes são quase sempre saudáveis. No entanto, é importante ter bom senso para avaliar cada momento: as condições do sol da pergunta acima, o solo, a temperatura e, é claro, quanto mais próxima do fim da gravidez, mais cuidados devemos ter. Algumas atividades, no entanto, estão terminantemente proibidos, como esportes radicais, tobogãs muito curvilíneos e/ou ingrimes ou montanhas russas.

O ideal é que você sempre pergunte ao seu médico quanto a estes detalhes, pois ele conhece a sua realidade e o seu corpo. Contatos via celular ou mensagens podem ser úteis – torne-se amiga do médico pois ele é quem pode lhe auxiliar com propriedade.

Seguindo estas orientações, ao fim da gravidez você e seu bebê estarão prontos para uma vida saudável de muita felicidade

Seguindo estas orientações, ao fim da gravidez você e seu bebê estarão prontos para uma vida saudável de muita felicidade

Fontes: MdeMulher e Baby Center.

Leia mais sobre maternidade no nosso blog.

Posts relacionados