Trabalhar de onde você quiser, no horário em que bem entender e, acima de tudo, com qualidade de vida. Esse é o perfil que muitas empresas estão buscando: um profissional nômade digital de carreira flexível.

carreira-1

Um nômade digital é aquele tipo de pessoa que só precisa de um computador e um wi-fi para trabalhar. Esse tipo de carreira é um modelo ideal, que flexibiliza todos os aspectos da vida, tanto profissional quanto pessoalmente, pois garante comodidade e liberdade ao indivíduo. Com foco, planejamento e determinação, você com certeza pode alterar os rumos da sua carreira.

Segundo a pesquisa da SAP Consultoria RH, em maio de 2016, 37% das empresas brasileiras permitem que seus funcionários trabalhem no esquema home office. Essa é uma excelente oportunidade para você, que pode se preparar para transformar seu trabalho de 9 horas por dia, 5 dias por semana, em um esquema só seu.

carreira-2

Defina sua busca
Não basta ter apenas vontade de trabalhar. É necessário saber se vai continuar na profissão ou tentar algo completamente novo. Mudar de modelo de trabalho não quer dizer trocar de área de atuação. O importante é identificar seus objetivos e sua paixão para, assim, realizar o trabalho de onde bem entender.

Seja amiga da tecnologia
Não tem como escapar. O mundo de hoje está todo conectado, principalmente, na área dos negócios. A internet está repleta de ferramentas que quebram o galho no dia a dia, por exemplo, nuvens de armazenamento, Skype, compartilhamento de arquivos e apresentações online, WhatsApp, etc. Com o crescimento de modelo de carreiras que seguem o nomadismo digital, as empresas buscam desenvolver cada vez mais esses instrumentos, deixando-os mais eficientes.

Não comece do zero
Aproveite os contatos que você já fez em sua carreira e utilize-os para ajudá-la a dar seu primeiro passo.

Saiba se planejar
Se você quiser dar uma guinada diferente em sua carreira, corte os supérfluos e gastos desnecessários, destinando esse dinheiro para os seus projetos profissionais. Para mudar, é preciso ter verba primeiro. Por isso, pense em todos os seus passos.

Muito foco
A carreira de nômade digital é para quem consegue se dedicar a várias tarefas ao mesmo tempo e deixá-las todas prontas no final do dia. Se você não tem essa característica, é melhor repensar. Para trabalhar de home office é preciso ter muito foco, sem ser distraída pelas coisas acontecendo ao seu redor, pois é fácil se perder nas situações rotineiras. Procure saber se você funciona sem a rotina do escritório.

carreira-3

Pense no futuro
Não deixe de pagar o INSS só porque está fazendo home office. É imprescindível pensar lá na frente. Por isso, garanta a sua aposentadoria.

Quando mudar é preciso
Nem tudo são flores. O país vive um momento econômico delicado e muitas pessoas acabam perdendo o emprego. Por isso, seguir esse modelo de carreira pode ser a solução para os seus problemas. Prospecte pequenos trabalhos e vá criando uma rede de contatos. Utilize aquela sua agendinha com todos os números de telefone, viu? Ou melhor, chame pelo WhatsApp.

Posts relacionados