Deb Xavier é referência no empreendedorismo da mulher e mostra que é possível virar o jogo!

Mãe aos 16 anos, Deb Xavier conta que ainda estava na escola quando a filha nasceu, mas que não desistiu de estudar

Mãe aos 16 anos, Deb Xavier conta que ainda estava na escola quando a filha nasceu, mas que não desistiu de estudar

Deb Xavier é empreendedora, palestrante, idealizadora do Jogo de Damas, embaixadora brasileira do Dia do Empreendedorismo Feminino (lançado na ONU — Organização das Nações Unidas), parceira do Lean In (ONG da Diretora de Operações do Facebook, Sheryl Sandberg) e, antes de tudo, mãe da Tathiana (13 anos).

Mãe aos 16 anos, ela conta que ainda estava na escola quando a filha nasceu, mas que não desistiu de estudar. “Se tivessem me dito para parar de estudar naquela época, isso significaria um fracasso total”, relembra. Depois começou a trabalhar com tecnologia — um mercado considerado muito masculino —, abriu uma empresa na área e desde o início teve que lidar com as discriminações de gênero.

A empreendedora não se identificava com as abordagens dos eventos de tecnologia, e assim surgiu o desejo de desenvolver um trabalho exclusivamente para mulheres. “Resolvi fundar um grupo de mulheres para falar sobre negócios. A ideia não era ser um evento, mais uma reunião mensal. Esperava umas 15 ou 20 mulheres, apareceram 90, e aí eu percebi que precisávamos criar algo para atender essa demanda, pois não existia nada igual”, lembra Deb.

Há quatro anos, o Jogo de Damas passou a ser uma plataforma de trabalho em prol do empoderamento econômico da mulher, servindo como uma referência para diversos modelos de negócios, disponibilizando conteúdos relevantes no site e nas redes sociais, além de trabalhar com eventos e consultorias em diversos pontos do Brasil e até mesmo no exterior.

Aos 30 anos, depois de já ter viajado o mundo palestrando para empresas como Google, Facebook, Dell e eventos como Fórum Mundial de Direitos Humanos (no Marrocos), entre outros, Deb resume o significado de sua trajetória: “De uma pessoa que, a princípio, não tinha nenhuma perspectiva, eu me tornei alguém que não só tem um presente e um futuro, como mostra que é possível”.

Leia a entrevista da Deb Xavier em nossa revista online

Leia a entrevista da Deb Xavier em nossa revista online

Posts relacionados