Antes a atenção era só para ele, de repente tudo muda e a chegada de um irmão pode ser um problema para o primogênito.

O ciúme é inevitável, especialmente em crianças menores. A chave para lidar com essa situação está no envolvimento com a chegada do bebe. Para que a criança entenda bem a nova rotina da família, é preciso ter uma atenção redobrada e um pouco de paciência nessas horas.

Listamos algumas dicas para que esse momento tão feliz, não se torne um pesadelo e os pais não se sintam culpados.

Compartilhar seus sentimentos com a criança:
Nada melhor que uma boa conversa para esclarecer a situação com seu filho. Explicar como será a nova rotina com o bebe, esclarecendo que o irmão precisará de alguns cuidados especiais. A conversa será sua maior aliada nesse momento de transição.

Envolva a criança na gestação:
O ideal é ir preparando o campo antes do novo membro da família chegar, deixe o primogênito participar de sua gestação. Escolher o enxoval, sugerir nomes e auxiliar na decoração do quartinho pode ser uma ótima saída.

Incentivar o cuidado com o pequeno:
Mais uma vez a participação do mais velho é importante, chame para trocar a fralda, te ajudar na hora de alimentar o caçula, traga ele o mais próximo possível do irmão mais novo.

Reserve um tempo para o mais velho:
Sentir um pouco de ciúme é normal, por isso reserve um tempo para brincar, fazer os deveres de casa, ter um tempo exclusivo para ele.

Estimule o amor entre os irmãos:
Estimular brincadeiras entre os filhos é primordial para o sucesso dessa relação, façam programas em família e nunca faça qualquer comparação entre eles. Estimule a amizade, o amor e o respeito entre eles.

Irmão mais novo - Como lidar com a chegada do caçula?

Irmão mais novo – Como lidar com a chegada do caçula?

Fonte: Personare

Posts relacionados