Quando falamos em saúde da mulher, imediatamente nos vem à mente o mês de outubro, não é mesmo?!

outubro-rosa

O Outubro Rosa é o mês destinado à prevenção ao câncer de mama e aos cuidados com a saúde da mulher.

Isso porque o mês conhecido como Outubro Rosa cujo nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo.

O Outubro Rosa estimula a participação da população, empresas e entidades na conscientização da importância da mamografia. O melhor cuidado, entretanto, sempre é a prevenção.

Confira um guia com informações para você se prevenir, diagnosticar e tratar a doença.

Movimento
A campanha nasceu em Nova York, em 1991, a partir de uma corrida pela cura do câncer de mama. Aos poucos, o projeto ganhou o país e vários estados passaram a desenvolver ações que buscavam conscientizar a população sobre a importância da mamografia. O Congresso Nacional Americano, então, oficializou o mês de outubro como data de prevenção.

Prevenção
Descoberto no início, o câncer tem chance de cura em 90% dos casos. O ideal é identificar o tumor antes que ele se torne palpável (o caroço). Por isso, é importante frequentar o seu médico regularmente o mais cedo possível. Uma das maiores vantagens do diagnóstico precoce é que a cirurgia e o tratamento são menos agressivos, reduzindo a probabilidade se retirar a mama.

Exame Clínico
A partir da primeira menstruação, é recomendado que o ginecologista seja visitado ao menos uma vez por ano. É só ele que vai saber passar as informações exatas a respeito dos exames ginecológicos necessários de acordo com a idade, histórico familiar ou sintomas. Durante as consultas, o médico fará exames nas mamas e axilas, checando para ver se não há presença do caroço ou alteração na pele.

Mamografia
A grosso modo, seria como um Raio-X das mamas, com baixa radiação, que não causa nenhuma alteração se realizado entre a faixa etária adequada. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o exame seja realizado uma vez por ano a partir dos 40 anos.

Hábitos Saudáveis
Uma dieta saudável, aliada às atividades físicas, pode evitar 28% dos casos de câncer de mama.
Cerca de 30 minutos de caminhada são o suficiente para manter o corpo ativo e aquecido.
Alimentos ricos em vitaminas A, com baixo percentual de gordura; muitas frutas e legumes são cheios de benefícios para as mulheres. A vitamina A é responsável por estimular a defesa imunológica do organismo, atuando contra doenças infecciosas. É encontrada em: melão, damasco, papaia, manga, cenoura, brócolis, batata-doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba, fígado, manteiga e ovos.
Evitar cigarro e álcool.
Controle de peso ajuda na prevenção do câncer de mama.

Autoexame
Pode ser realizado uma vez ao mês, sempre depois da menstruação ou, ainda, na menopausa. É importante estar atenta a qualquer alteração no seu corpo e comunicar o médico o mais rápido possível. Lembrando que esse exame não substitui o clínico ou a mamografia, já que tumores em estágio inicial não costumam apresentar sintomas, tornando-se sensíveis ao toque em fases mais avançadas.

autoexame-da-mama-3

Como fazer o autoexame da mama. Imagem: Reprodução

Como fazer:

Observe se há alguma retração ou mudança na cor da pele, da superfície ou do contorno da mama.

Levante os braços acima da cabeça e observe se há retração na pele da mama ou do mamilo.

Deite-se na cama, coloque um travesseiro sob o ombro direito, ponha o braço direito atrás da cabeça e, com a mão esquerda, apalpe a mama direita.

Em movimentos circulares suaves, aperte toda a mama com a ponta dos três dedos médios juntos, sem tirá-los da pele, para sentir se há nódulos ou endurecimentos. O movimento da mão deve ser leve e de cima para baixo. Faça o mesmo procedimento também embaixo das axilas.

Repita os movimentos apalpando a mama esquerda com a mão direita. O autoexame pode ser feito durante o banho, com as mãos ensaboadas.

Se você percebeu alguma alteração, é preciso ter calma e prudência. Ligue para seu médico, agende um horário e faça a mamografia. É importante ter a consciência de que não é apenas durante o Outubro Rosa que os exames devem ser feitos! Caminhe com a gente para apoiar essa causa.

Fontes: M de mulher e Outubro Rosa.Org

Posts relacionados