A primavera está chegando e, no mês do florescer das plantas, te ensinamos a montar uma horta em casa no maior estilo “faça você mesmo”.

Hoje em dia, damos mais atenção ao consumo saudável e sustentável, em especial na parte de alimentação. Com os preços dos produtos orgânicos mantendo-se mais altos, uma boa opção é a criar hortas caseiras: no quintal, na sacada ou na área de serviço, plante suas próprias verduras, legumes e temperos.

Temperos, plantas para chás e flores são as espécies mais plantadas

Temperos, plantas para chás e verduras são as espécies mais plantadas

Antes de ajeitar a terra e as sementes, no entanto, há alguns fatores que você deve levar em conta.

O clima é determinante para você escolher quais espécies você quer plantar. As variações diárias e anuais de temperatura, os ventos e chuvas através das estações e as épocas do ano para plantio e colheita são importantes e devem ser estudados antes de tomar qualquer decisão.

Para escolher o local em que você irá instalar a horta, pense na posição geográfica e na logística em casa. Procure lugares com maior exposição ao sol (se possível, voltados para o norte) e preferencialmente que tenham fácil acesso a água (próximos de torneiras). Isso não significa que deve ser um local fora de casa, você pode plantar verticalmente em paredes de salas ou quartos que recebam luz solar em alguma parte do dia – vasinhos, xícaras e garrafas PET pendurados são ideais para estes casos. Pode também optar pelos tradicionais vasinhos de janela, afinal, se podemos cultivar flores, por que não temperos?

Informe-se sobre as espécies que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio, então é importante verificar as características das espécies desejadas e/ou buscar espécies que se adequem às particularidades da sua hora (por exemplo, se a sua sacada ficar muito tempo em sombra, busque espécies que precisam de menos sol).

Se você tiver espaço, plantas maiores são uma ótima opção

Se você tiver espaço, plantas maiores são uma ótima opção para sua horta

Depois de priorizar a idealização do projeto, mãos à obra! Siga este passo a passo:

1. Escolha um vaso em que você irá plantar – que também pode ser uma garrafa PET, de vidro ou qualquer outro recipiente resistente;
2. Encha 1/3 do recipiente com brita ou pó de brita, para a drenagem;
3. Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso (misture as partes antes de colocar no vaso);
4. Acrescente um pouco de areia ao topo da mistura;
5. Plante as mudas ou sementes normalmente.

Uma varanda pode se tornar seu lugar favorito da casa!

Uma varanda pode se tornar seu lugar favorito da casa!

Os cuidados diários com as plantas que virão a nascer são comuns: regar de acordo com as recomendações de cada espécie, evitar circulação de cachorros e coelhos e expor ao sol sempre que possível.

Lugares altos são perfeitos para que as plantas tenham sol frequentemente

Lugares altos são perfeitos para que a horta tenha sol frequentemente

Monte sua horta e mande para nós! Marque a Firezzi no Instagram ou Facebook.
Fonte: EcoDesenvolvimento

Posts relacionados