Sonho de muitas mulheres, o dia do casamento é idealizado por elas, mesmo antes do pedido oficial. Você (noiva ou futura noiva) deve ter uma amiga que vive fazendo isso, ou talvez, você mesma já deve ter se pego planejando a cerimônia, o vestido, a lista de convidados e até o cardápio. Confessa, vai?! Mas uma coisa não tem como negar, até mesmo a mulherada que não sonha tanto com o grande dia, se emociona no momento do pedido. E é aí que a correria e começa de verdade.

Casar exige um bom planejamento para que tudo saia nos conformes. E mesmo assim, não entrem em desespero se o local que vocês sempre sonharam não está disponível ou não cabe no seu bolso. Se não for possível agendar a data, respirem, existem infinitas possibilidades para o dia do casal ser lindo.

A cerimônia religiosa (na igreja ou templo) ainda é a mais comum e desejada pelos casais. Mas outros formatos têm ganhado espaço nos últimos tempos, é o caso dos eventos ao ar livre que podem ser celebrados por representantes da religião do casal ou por um juiz de paz.

Como maio é mês das noivas, resolvemos separar algumas dicas para vocês sobre esses dois formatos mais comuns.

CASAMENTO AO AR LIVRE

O casamento ao ar livre permite uma flexibilidade criativa maior, vocês podem ousar nas escolhas de estilo, nas paletas de cores, na decoração e até mesmo no vestido e no look do noivo.

A grande vantagem desse tipo de casamento é que a festa e a cerimônia podem ser realizadas no mesmo local, sem precisar que os seus convidados se desloquem. Entre as desvantagens está a previsão do tempo, é preciso seguir acompanhando todos os sites que indicam as precisões de clima e ainda assim contar com um plano B, caso chova. Uma opção é escolher um local que também tenha um espaço coberto, assim, caso São Pedro não queira colaborar (rsrs), vocês não precisam fazer grandes mudanças na dinâmica do evento.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

1 – Decoração
A natureza já ajuda e muito, então a decoração de espaços abertos exige simplicidade e pequenos detalhes. Objetos rústicos e com ar de antiguidades oferecem um clima mais romântico para o grande dia.

2 – Água aromatizada
Reservem um espaço com água geladinha para seus convidados se refrescarem, mesmo nos dias mais fresquinhos é importante para que ninguém passe mal. Além disso, se possível, realize as celebrações espaços que tenham trechos de sombra.

3- Plano B: TENDA
Não deixe que a previsão do tempo estrague o grande dia, estejam preparados para caso chova. Se o local não contar com um espaço coberto como, por exemplo, um galpão, aluguem tendas.

4 – Luz, camêra, ação
Luz natural = FOTOS INCRÍVEIS. Aproveite cada minuto do Sol para fazer lindas fotos e com o efeito mais natural possível.

5 – Mão na massa
Como vocês podem e devem usar e abusar da criatividade, façam vocês mesmos cantinhos mais engraçados, fofos e românticos para o casal e os convidados possam tirar fotos incríveis.

Casamento ao ar livre - disposição das mesas

Casamento ao ar livre – disposição das mesas

Casamento ao ar livre - Decoração

Casamento ao ar livre – Decoração

CASAMENTO NA IGREJA

O casamento na igreja (ou templo) continua sendo o mais tradicional entre os noivos. Uma das vantagens é proteção contra qualquer mudança no tempo, já uma desvantagem é o deslocamento de local da cerimônia para a recepção. Mas essa questão pode ser facilmente contornada. Algumas igrejas e templos contam com salões de festas, tenham esse espaço como opção.

Casamento na igreja

Casamento na igreja

1 – Trajes

Igrejas exigem trajes mais formais que ao ar livre. Optem por vestidos longos e ternos bem alinhados, preferencialmente, completos (calça, camisa, gravata, colete e blazer).

2 – Envolvam-se

Parece estranho falar para você se envolver no seu próprio casamento mas procure saber e conhecer quem irá celebrar sua cerimônia, converse, diga quais são suas preferências, como você e seu noivo se conheceram e tudo mais que vocês achem importante, como aqueles convidados barrados, as pessoas que precisam de espaços especiais etc.

3 – Flores simples

A grande atração da noite é o casal. Apostem em flores simples para a decoração da igreja, elas ficaram por lá depois que a cerimônia acabar e, provavelmente, irão para o lixo antes da recepção acabar. Se desejarem algo mais requintado, optem por decorar o local onde será realizada a recepção, afinal, você passará bem mais tempo na festa do que na igreja.

4 – Fotografia

Ao contrário dos casamentos em locais abertos, a opção mais tradicional conta com menos iluminação natural. Pesquisem e estejam a par dos equipamentos que os fotógrafos dispõe. Serão necessárias luzes de apoio, etc.

Lembrem-se, independente da escolha, vocês devem imprimir na cerimônia a emoção, o amor e a história do casal. Outro ponto importante, façam vários orçamentos e cotações. Conversem e determinem qual será o valor investido no evento e mantenham-se dentro desse orçamento. Mesmo com um investimento não muito alto é possível fazer grandes celebrações. Afinal, ninguém quer começar a vida a dois completamente endividados por causa da festa de casamento, não é mesmo?!

Casamento na Igreja - Decoração

Casamento na Igreja – Decoração

Casamento na Igreja - Decoração com flores brancas

Casamento na Igreja – Decoração com flores brancas

Posts relacionados